top of page

O Que é DRT De Locução?

Recebo muitas perguntas sobre o que é DRT e se é necessário tirá-lo para ser um locutor profissional. Eu acho que é importante, sim, mas não é necessário.

Vamos entender tudo sobre o DRT aqui. O que é, para quê serve, suas vantagens… Confira!

O Que É DRT De Locução?

O DRT é um registro de um número que você adquire na Delegacia Regional de Trabalho. É a habilitação necessária para exercer algumas profissões regulamentadas.

O propósito é garantir que os profissionais cumpram os requisitos legais de acordo com as legislações profissionais.


O DRT certifica que você está apto para exercer aquela função.

Para trabalhar em estúdio de rádio e TV, podem te solicitar ter esse registro para trabalhar como locutor ou radialista.

Mas nem todos os serviços de locução comercial te exigirão ter o registro.

Então, se nem todos os locais exigem o DRT, por que tirá-lo?

Vantagens De Se Ter O DRT

1. Ser Um Profissional Reconhecido

No momento em que você se registra na Delegacia de Trabalho como locutor ou radialista, você está admitindo para si mesmo que você é um profissional qualificado.

Você admite para a sociedade e para o mercado em que você trabalha de que é um profissional apto para exercer determinada função.

O reconhecimento é indiscutível! E é bastante importante ter esse diferencial.

2. Poder Trabalhar Com Rádio E TV

Como mencionei acima, normalmente rádios e emissoras de televisão exigem o DRT para poder trabalhar. Principalmente as rádios exigem o registro como locutor de rádio, de acordo com a regulamentação da profissão de Radialista (Lei 6.615/1978).

Veja as atividades que um radialista pode exercer:

  • Locutor anunciador: realiza a leitura de texto nos intervalos dos programas;

  • Locutor apresentador: responsável por apresentar os programas, fazer entrevistas e interagir com os ouvintes;

  • Locutor comentarista esportivo: faz comentários relacionados a eventos esportivos;

  • Locutor esportivo: pode narrar e comentar jogos de várias modalidades esportivas e participar de mesas redondas;

  • Locutor noticiarista de rádio: lê o conteúdo dos programas de notícias;

  • Locutor entrevistador: faz entrevistas e de narra acontecimentos.

3. Qualificar-Se Com Cursos Técnicos

Um dos requisitos para se registrar como profissional é ter algum curso técnico ou de graduação (Jornalismo ou Rádio e TV) realizado, pois é preciso demonstrar que você tem o conhecimento necessário para exercer a função.

Portanto, fazer um curso e buscar por conhecimentos é excelente para qualquer etapa da sua carreira, seja no início ou mesmo depois de 10 anos de trabalho.

Para além do que é DRT, você se capacita e pode aprender mais!

Já Sou Locutor, Preciso Tirar O DRT Mesmo Assim?

Então, mesmo que você já atue como locutor há mais de 20 anos e ache que conhece tudo sobre o mercado, você pode estar enganado!

Quando fazemos um curso, modificamos nosso conhecimento. Consequentemente, nosso entorno e nossa maneira de agir.  Mesmo que você tenha apenas 1 insight ao longo do curso, esse insight pode valer a pena. É importante estar sempre em busca de renovar e atualizar os seus saberes. Ainda mais em tempos como os atuais em que a comunicação tem mudado bastante.

Como Tirar O DRT De Locução?

Agora que você já sabe o que é DRT e para quê serve, para solicitá-lo, primeiro você precisa realizar um Curso de Qualificação Profissional. Servem graduações ou cursos técnicos como do SENAC.

Após tirar o diploma, siga os seguintes passos:

Acesse o site do Ministério do Trabalho e Emprego para solicitar seu registro profissional.Efetue seu cadastro com seus dados pessoais.Informe os dados de acordo com o registro que se pretende realizar. Em “Documento de Capacitação”, selecione “Certificado de conclusão e curso nos termos do art.8”.Ao terminar o cadastro, o sistema emitirá um número de solicitação. Os dados finais deverão ser impressos para entregá-los, junto à documentação pedida no sistema,  na Superintendência Regional de Trabalho e Emprego.Você pode acompanhar o processo, até sua finalização, pelo site.Por fim, leve a documentação necessária para o Ministério de Trabalho de seu município, para que seu número de registro seja emitido na sua carteira de trabalho.

Espero ter tirado suas dúvidas sobre o que é DRT. Agora que você está pronto para se tornar um profissional, resolvi te ajudar com o meu ebook de Introdução à Locução Publicitária. Cadastre-se e tenha acesso ao ebook!

3.482 visualizações2 comentários

Posts recentes

Ver tudo

2 Comments


Oi, Regina perante tudo que escreveu sobre o DRT, sim é isso mesmo, mas nesta área é sempre bem destacar , que contato conhecimento é tudo, tenho DRT, sou locutora fiz o curso de locuçao no Senac, e nunca fui chamada para nem um anuncio, ou uma locução de romances nas AM, hoje tenho bastante idade mas experiencia ainda não, quem sabe vc poderia me chamar para fazer algum trabalho. Desculpe mas penso que me preparei para algo , e por mais que procuro não encontro nada.

Like

O MTB como é conhecido é o DRT certo?

Like
bottom of page